Friday, 20 April 2012

O estranho caso da etiqueta Inditex....

Eu não consigo resistir a denunciar esquemas quando os encontro. Deixam-me doida, revoltada e sobe-me à cabeça o Justiceiro de Pernambuco que há em mim... Tentei-me manter indiferente a esta situação, porém depois de alguma ponderação e de me aconselhar junto de algumas meninas bloggers, e não só, optei por escrever este post. Simples, claro e sem grandes rodeios. Há uma marca que até hoje tinha um banner neste blog, uma marca cuja peça de roupa usei e mostrei aqui. Uma marca que acabei de alguma forma por publicitar. Sem margem para dúvidas concluí hoje que essa marca não é de confiança e por isso tinha de repor o meu erro. Não só para evitar que possíveis clientes sejam enganados como para ficar de consciência tranquila. Essa marca é a Oasap.

Basta passear um pouco pelo site da marca para perceber que muitas das imagens nos são familiares. Fotos do lookbook da Zara, do site da Asos e por aí em diante. Perante um vale que me deram e depois de já ter sido advertida por algumas bloggers que havia um zum zum em volta da credibilidade da Oasap optei por uma camisa que me parecia ter visto na Zara para tirar teimas. Estas confirmaram-se quando a camisa chegou e a etiqueta de dentro era nada mais nada menos do que da Inditex.



Não sei exactamente de que se trata este caso. Se é cópia, contrafacção, extravio... Sei apenas que esta loja online usa indevidamente as imagens de outras marcas e vende-as como se fossem suas. Confrontei-os com a questão da etiqueta e não me responderam e a camisa em todas as suas versões ficou sold out no site. Perante a minha insistência disseram-me que não iam colaborar mais comigo porque eu não tinha visitas suficientes. Fiquei assim sem margem de manobra para poder comparar mais peças com as originais mas do meu lado tenho a camisa contrafeita e certeza de que este é um esquema fraudulento. Já sem falar na quantidade de acessórios, principalmente carteiras que são cópias de marcas de renome. Nunca poderia deixar impune uma empresa com a qual tive o contacto de perto e que trabalha com fakes, causa que como sabem não tolero.


A minha opinião sobre o papel das bloggers neste esquema é de que serão usadas não só para lavar a imagem da empresa (ao substituírem fotos roubadas das marcas pelas das bloggers com as peças vestidas) como para incentivar os leitores a comprar neste site. Sei que várias meninas em Portugal têm parceria com a Oasap e não julgo quem optar por continuar a ter. Sei também de várias que tinham, e depois de alertadas para situações de fraude (inclusivé por outros e-commerces) deixaram de ter. No meu caso específico eu não me sentiria bem se me mantivesse calada. Este blog tanto serve mostrar peças que adoro e que gostaria de ter como para alertar as mesma pessoas que me lêm, para quando algo está errado. E nem eu, nem ninguém, gosta de ser passado por parvo. I rest my case.



UPDATE: Recebi entretanto um email da Oasap que se deu conta da publicação deste post. Pediram desculpa pela forma como me trataram e que tivesse alguma tolerância com eles uma vez que estão a começar. Disseram-me também que queriam renovar a parceria e depositaram novos créditos na minha conta. Respondi-lhes que pelos motivos supra citados não estava interessada em qualquer tipo de colaboração e pedi-lhes que cancelassem a minha conta e cessassem qualquer tipo de contacto. Aconselhei-os ainda a que fizessem uma revisão da ética de trabalho em vigor uma vez que, e lendo os comentários abaixo, facilmente se entende que não sou a única a ter riscado a Oasap do meu mapa.  

115 comments:

  1. parabens pelo post e no teu lugar fazia igual ! estou parva

    ReplyDelete
  2. Raquel, eu nunca comprei nada na Oasap porque a página sempre me pareceu duvidosa e esteticamente incoerente, mas de facto, e independentemente da questão da contrafacção, a marca erra ao utilizar imagens de outras marcas. Se a esse erro acresce uma etiqueta que identifica o grupo Inditex como fabricante e sabendo nós que a Oasap não é detida pelo grupo espanhol, então acho que deves expor esta situação à própria Inditex.

    Eu adorava saber a opinião dos Orteguitas!

    ReplyDelete
  3. Acompanho-te há algum tempo (cheguei cá através de um comentário teu que achei muito pertinente no meu blogue) e devo dizer que gosto muito do teu blogue e da tua postura. Percebi imediatamente que o teu blogue não é apenas mais um blogue de moda. Com este post fiquei ainda a gostar mais, sobretudo porque tenho a certeza de que a maior parte das bloggers de moda não o faria, assobiaria para o lado, e optaria pelo caminho mais fácil - continuaria a beneficiar daquilo que lhes era oferecido.

    ReplyDelete
  4. OMG estou chocada! Não sabia disto mas ainda bem que denunciaste!!!! Incrível os esquemas destas marcas para se safarem... acham que ninguém repara? Tenho a certeza que o caso não irá acabar bem para a marca e espero que a inditex faça algo.

    ReplyDelete
  5. Acho que faria a mesma coisa! Até fiquei meia "atordoada", confesso...
    Não é um site que visite com frequência e não comprei nada de lá mas depois de ter visto essas imagens da blusa Zara no site da Oasap [com a mesma foto e tudo!], não ganharam uma cliente nova!
    Parabéns pelo post e a tua postura.

    ReplyDelete
  6. Na minha opinião acho que fizeste muitíssimo bem em denunciar este caso... Não conehecia a marca, mas também odeio fakes e tudo o que as envolve.

    A 'nossa' cegueira consumista leva-nos muitas vezes a pactuar com esquemas manhosos, com direitos violados (os humanos e os de propriedade intelectual), a falta de lealdade e transparência na concorrência, lesar quem trabalha legalmente, etc etc.

    Se possível, devias fazer chegar isto à própria Inditex, que tratará de fazer o resto, tenho a certeza. Enquanto cidadã responsável, já fizeste a tua parte.

    ReplyDelete
  7. Pela minha parte o caso já chegou À Inditex, assim como farei chegar à Asos e a todas as marcas que reconhecer no site. Obrigada pelo apoio. Mesmo!

    ReplyDelete
  8. Fizeste muito bem .Eu no meu caso nao sou contra as replicas , e vendo coisas online mas as pessoas quando compram comigo sabem a origem das coisas se sao verdadeiras ou nao certo!
    Eu pessoalmente a tinha reparado que as imagens tbm nao me eram estranhas , mas como não compro la nada nem liguei . Fizeste muito bem em falr disso , e a atitude deles so revela a tua razao!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nadya fui espreitar o teu facebook, tens várias coisas giras, eu não venderia as réplicas. Sou completamente contra fakes ainda que assumidas. Não consigo compactuar com aquele que é um crime grave. Dá uma olhadela a estes números, tens mais no www.fakesareneverinfashion.com

      $600 Billion
      Estimated annual sales in counterfeit products worldwide

      $512 Billion
      Global sales lost to counterfeit goods

      $250 Billion
      Annual loss to American companies from intellectual property theft

      $20 Billion
      Estimated loss to American companies from counterfeit products

      $1 Billion
      Estimated annual loss in New York City tax revenues due to counterfeiting

      750,000
      Number of jobs lost due to intellectual property theft in the United States

      10%
      Estimated percentage of fakes among all goods produced worldwide every year

      Delete
  9. Gostei da tua coragem! E completamente chocada!
    Sinceramente não tinha percebido mas também ainda não tinha ido ao site com olhos de ver. Mas acima de tudo a verdade e acho muito bem o que denunciaste!

    fica bem!

    ReplyDelete
  10. Raquel, quero dar-te os parabéns por teres tomado a atitude correta e pela tua atitude cívica. Quantas vezes não estamos a par de injustiças e não fazemos nada por medo de represálias ou comodismo? Neste caso, não há dúvidas quanto à ilegalidade porque eles nem se deram ao trabalho de modificar as etiquetas. Mas confesso que também me choca ver, como vi hoje, blusas da Zara que são a cópia chapada das da Louis Vuitton desta colecção. Uma coisa é inspirar, outra é copiar...

    ReplyDelete
  11. Para mim uma coisa são as contrafacções, que metem etiquetas a firmar que são de marca e não saõ, e outra coisa são cópias e "llok a like" que o que fazem as lojas de fast fashion.

    Eu esta semana publiquei no blog uma CÓPIA de uma sapato YSL e percebia-se bem serem cópias pois o da oasap tem a sola vermelha e o YSL a sola preta.

    Também me chateei um bocado com eles mas após clarificares todas as minhas dúvidas vou já cessar a parceria (outra coisa que me deixou de pé atrás foi a pessoa responsável pelo blogscooperation se chamar "Maria" e ter um bad english pior que minha prima de 8 anos).

    Se me permitires quero divulgar o seu post com a devida creditação.

    Obrigada Raquel!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Claro que podes divulgar Thaissa. Eu não sou contra os inspired, a Zara tem imensos assim como a Topshop. Mas uma coisa é ser inspirado, outra é ser tanto ao ponto de só faltar lá o tag da marca como no caso da foto da "Balenciaga" em cima. Mas neste caso o que me chateou foi venderem gato por lebre ou aproveitarem-se da inocência das pessoas para fazer negócio.

      A Maria é tão Maria como eu sou a Heidi Klum...

      Delete
    2. Olá Heidi apanhaste boleia com a Irina, acho que te fica muito bem a pele bronzeada :p

      Já publiquei no blog ;)

      Delete
    3. Ah eu disse que desconfiava do nome Maria, porque uma vez contactei o apoio ao cliente de uma loja supostamente da Dinamarca e a pessoa que me respondeu era portuguesa -.-'

      Delete
  12. E perdoe-me o erros ortográficos sff :p

    ReplyDelete
  13. Conhecia a marca não pelo site, mas sim pelos blogs que têm parceria com a loja.
    Acho que estiveste muito bem ao decidir publicar este post, afinal é uma ajuda para quem ainda não tinha reparado no esquema :/

    Beijinho*

    ReplyDelete
  14. Nao conhecia o site em questão e agora fiquei a conhecer por motivos que nao lhes são favoráveis! Em todo o caso quero dar-te os parabéns pela tua atitude em denunciar este caso.

    ReplyDelete
  15. Parabéns pela atitude.
    Eu sempre achei a página duvidosa por isso nunca lá comprei nada.
    Penso que deverias expôr esta situação a uma entidade responsável, porque é um roubo, não só à própria marca, como aos clientes e, muito provavelmente, uma fuga aos impostos...

    Lux

    ReplyDelete
  16. Eu tenho, aliás tinha, porque vou já deixar de ter parceria com a marca. Não fazia a mínima ideia, a sério. Estou escandalizada!

    ReplyDelete
  17. Raquel, parabéns pela coragem para escrever este post! É muito mais fácil falar bem que mal. Já vi algumas peças interessantes na oasap, mas nunca encomendei nada! Se algum dia vier a fazer alguma encomenda vou lembrar-me de ver se essa peça não existe noutro sitio!

    ReplyDelete
  18. bem...e eu sou uma dessa bloggers :\ Não sabia de nada, para o próximo mês já fecho este "contrato", nao vou compactuar com isso..

    ReplyDelete
  19. Aquilo que foi debatido no "grupo de discussão" com outras meninas foram exactamente os contras de fazer este post. E estes eram, mais ainda do que o risco de denunciar uma coisa desta dimensão, a posição delicada em que iria deixar as meninas que tal como eu colaboravam com eles. Tal como disse: não julgo, mas fico feliz por saber que conseguimos mudar alguma coisa.

    Obrigada a todos pelo feedback positivo.

    ReplyDelete
  20. Raquel, não é só este site que tem este tipo de peças. Há um outro site, de onde, confesso ter comprado coisas, que também tem os mesmos produtos Inditex. Na altura em que fiz a encomenda tive aquela sensação de “já vi isto em qualquer lado...” com umas das blusas que comprei. Mas confesso que não pensei mais no assunto. Inclusive comentei que aquela camisa não me era nada estranha, quando me alertaram que, na colecção passada, houve uma igual na Zara. E o certo é que, indo ao respectivo site, consegue ver-se o topo de etiquetas que parecem bastante ser do género das Inditex. Ainda não recebi a minha encomenda para comprovar se é Inditex ou não... Mas seja como for, não acho que este site seja caso único. E confesso que já estou meio arrependida da encomenda que fiz... Soubesse eu mais cedo disto... :/ Bom post! *

    ReplyDelete
    Replies
    1. Melody sei que este não será o único. Já me falaram de outros no entanto tal como tu não tive evidência em mão. Neste caso sim e por isso denunciei.

      Delete
  21. incrível! estou chocada com a lata desta malta!! será que as marcas que estão a ser copiadas (roubadas) saberão disto?

    ReplyDelete
  22. Olá, eu sou das tais que tem parceria com a Oasap...
    Antes de mais tenho a dizer que não concordo com o facto de utilizarem as imagens sem permissão.
    Mas e daí até dizer que são peças desviadas, contrafeitas ou outra coisa do género vai uma grande distância... Não sei se é o caso ou não mas há imensas fábricas no mundo inteiro que fabricam para N marcas.
    Aqui vai um exemplo bem básico: Uma fábrica de iogurtes fabrica o mesmo iogurte para uma marca famosa (que gasta milhões em publicidade) e para uma marca branca, a qualidade é a mesma, mas o preço altera-se independentemente de o produto ser o mesmo e ter exactamente a mesma qualidade.
    Será que os Sres da Inditex não trabalham com os mesmos senhores da Asos ou da Oasap? Sabemos bem que as grandes cadeias tendencialmente têm fábricas no oriente para pouparem nos custos, será que não é uma situação dessas?
    De qualquer forma não estou a desculpar o facto de utilizarem as imagens ou de colocarem uma etiqueta... E se de facto algo se passa de certo que a Inditex vai averiguar.
    Quanto às imitações acho que na moda tudo se imita... As grandes marcas lançam determinada coisa e depois é verem as cadeias de fast fashion que tanto adoramos retirarem ideias para as suas colecções, algumas delas iguais mesmo às peças de alta costura, quem nunca comprou uma peça numa cadeia de fast fashion inspiradérrima (entenda-se praticamente igual) a uma peça bastante mais cara que atire a primeira pedra... Uns saptos com o mesmo molde, uma saia com determinado corte...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Catarina em parte estás correcta mas hás de reparar que o café do Pingo doce, que é feito na Delta, em lado algum da embalagem menciona a Delta; Os sumos do Continente são feitos na Compal, não vês uma única referência à Compal na embalagem do sumo. A Delta e a Compal produzem sim, mas apenas a mão de obra é das mesmas, a matéria prima é toda comprada pelo Pingo Doce e o Continente, em nada são iguais à matéria prima da Delta ou Compal. Cito estes dois únicos exemplos pois conheço a fábrica em pessoa, e poderia citar mais pois já participei em debates sobre marcas branca na faculdade...
      A estiqueta da camisola da Oasap diz Inditex, ou é veridicamente da Zara ou é falsa.

      Delete
    2. Catarina a camisa vinha com uma etiqueta Inditex. Garanto-te que não foi a Inditex que vendeu excedentes à Oasap e logo isso basta. Não sei por que meios lá chegou mas é assustadora a quantidade de imagens que usam de outras marcas. Não só este site como outros... Acho que não se pode comparar a uma marca branca.

      Quantos às imitações, sim concordo que todos já comprámos inspired, mas a carteira em cima por exemplo, passa todos os limites da inspiração. Só lhe falta ter etiqueta.

      Em relação a toda esta questão mantenho a minha posição. Eu senti-me na obrigação de denunciar, não me sentiria bem de outra forma, mas não julgo mesmo quem se sente bem com a forma de trabalhar deles e continuar a colaboração.

      Delete
    3. Será que a Oasap faz parte da Inditex? Um grupo tão grande como a Inditex, tão poderoso e deixam a Oasap usar assim as suas imagens? Achas que não sabiam já? Strange....

      Delete
    4. Não deixam, foram usurpadas. São tantos os que o fazem que é impossível à Inditex controlar todos os que usam indevidamente as imagens que estão ao acesso de qualquer um no site.

      Delete
  23. E fizeste lindamente =)

    ***
    www.theprincesslittlebox.blogspot.com

    ReplyDelete
  24. Eu cancelei a minha parceria assim que duvidei da honestidade deles. E, uma coisa são peças "look like" que a própria Zara tem, é mesmo assim o mundo da moda, outra bem diferente são peças com etiquetas de outras marcas. Mais duvidoso se torna quando não sabem explicar a situação. Acabei de divulgar isto no meu blogue também. Porque acho que se indicamos uma marca porque a achamos boa, também é a nossa obrigação dar a opinião contrária quando a coisa não corre bem. É o que diferencia o trabalho dos bloggers do dos jornalistas ;)

    **

    ReplyDelete
  25. Fizeste mesmo muito bem em ter divulgado isto! Eu tenho uma parceria com a Oasap mas já há algum tempo que tenho vindo a pensar em cancelar porque não lhe dou uso (só encomendei uma vez um colar de pérolas) e agora acho que é mesmo isso que vou fazer.

    Obrigada pelo post *

    ReplyDelete
  26. Nunca comprei lá nada, mas já tinha reparado na cópia de imagens. Depois desta tua explicação detalhada, não há que enganar que qq coisa de estranho se está a passar com essa marca. Por isso... clap clap clap... Fizeste o que tinha de ser feito! No entanto... Parabéns! Só demonstra que és uma pessoa com valores.
    ***

    ReplyDelete
  27. Não sei se sabem, mas essa loja, a romwe, sheinside e umas quantas do género, são empresas chinesas, que vendem produtos semelhantes a outros de marca, made in china, mas a preços exorbitantes. Apercebi-me disso porque estive recentemente na China e o que não faltavam eram sapatos, malas e outros artigos iguais aos que vendem nesses sites, mas muito muito mais baratos! Quanto à etiqueta da inditex, também não me espanta. Enquanto lá estive comprei algumas camisolas zara e h&m (entre outras marcas que tinham para venda), que tinham as etiquetas interiores cortadas, mas as peças estavam novas eram de boa qualidade. O que se passa neste caso é que as fábricas que se localizam na China vendem os excedentes a outras lojas, que por sua vez revendem com uma nova etiqueta (apesar de a interior se manter)a preços muito mais baixos, na ordem dos 2/3 euros, em alguns casos. Acredito que seja para escoar excedentes de produção, até porque geralmente são peças de colecções passadas, agora no caso da tua camisa, que é de uma colecção recente, devem ter feito um esquema qualquer com a fábrica da Zara, não tenhas dúvidas.
    Ah, e por isso é que a tal Maria que te atendeu mal falava inglês ;)
    De qualquer das maneiras, é bom que as situações sejam expostas e que as lojas clarifiquem a sua posição quanto a isso. Se é para venderem contrafacções, apesar de tudo, que sejam honestas. Embora a maior parte da blogosfera tenha ficado encantada com as peças que vendem, e algumas são realmente muito giras, nunca comprei nada porque sei que a qualidade não é a melhor e o preço é bastante elevado.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Helena. Também já ouvi sobre todas essas lojas. Em relação à Romwe estpu à espera da primeira encomenda, quero ver o que de lá sai. Eu também julgo que terá sido isso o que aconteceu apesar de, esqueci-me de mencionar isto, a etiqueta não corresponder à camisa. Diz 100% algodão e made in Morocco. Quanto ao facto de serem sites chineses que se fazem passar por americanos, isso nunca tivemos dúvida. É o que mais há online.

      Delete
    2. Eu digo isto mas nem é para fazer má publicidade aos sites, é mesmo com conhecimento de causa e depois de ter tido na mão algumas peças (Sapatos, por exemplo). Mas as coisas que eu comprei, sabia que eram excedentes e não me importei nada, precisava de roupa mais quente e estavam a bom preço. Agora tu comprares a camisa e depois ser da Zara é bem mais grave! Ainda por cima nem corresponde, será que foi acrescentada posteriormente? Nem sei! Em todo o caso, vai dando notícias sobre o desenrolar da situação, estou curiosa com o que vai acontecer, sobretudo depois de tanta gente estar a desistir das parecerias. :)

      Delete
  28. Admiro-te Raquel! Agora ainda mais!
    Acho que agiste de forma muito correcta.
    beijnho
    S.
    A COZY BOX

    ReplyDelete
  29. Já tinha reparado nisto...basta consultar os sites das marcas originais algumas vezes para se notar que as fotos utilizadas são as mesmas...

    ReplyDelete
  30. OMG estou em choque =S
    Não sabia disto... fizeste muito bem em contar! Realmente isto nao é normal..... eu mandei vir de la um arty ring e ele atras diz mesmo yves saint laurent.. achei estranho mas nao liguei muito sinceramente =X

    Como se faz para cancelar a parceria????
    E eles tem os nossos dados todos... =X

    http://girls-stuff-11.blogspot.pt/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Mia recebeste uma contrafaccao da YSL, ja hoje me falaram tambem de copias Chanel neste site. Cada mais que convenço que é ainda pior do que aparentava inicialnente. Se não queres colaborar com eles tiras o banner simplesmente.

      Delete
  31. So te posso dizer fizeste muito bem em denunciar isto!!! A loja nao me inspira mesmo confiança, como outras do genero, mas acho que é facil as pessoas se sentirem atraidas. Se quiserem comprar também acho que cada um sabe de si. A Zara há-de ter as suas medidas para combater isto mas é como já referiste noutro post as consequencias destas ações são muitas no mercado de trabalho. (nem vou falar aqui do trabalho infantil que se ja ameaça lojas como as da inditex imagino estas lojas). De qualquer modo cada pessoa sabe de si e das suas parcerias, eu sei que faria o mesmo que tu!!!!!

    ReplyDelete
  32. Acho que o fizeste foi o mais correto, sem dúvida que temos que estar atentas a este tipo de situações...isto é inadmissível!!

    http://styleloveandsushi.blogspot.com

    ReplyDelete
  33. Depois de ter visto outra coisa, tinha de voltar aqui e comentar... Não sei se há mais meninas a pensar como eu, mas também eu achava que eram excedentes de colecções anteriores... Mas depois de ler o teu post Raquel, andei a passear pelos tais sites e o certo é que há lá umas quantas camisas da Zara que são da colecção actual. O que, honestamente, me faz acreditar que o escoar de excedentes não é assim tão ‘linear’ e que há mais qualquer coisa de estranho aqui por trás...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Exacto Melody... Sao coisas a mais para serem excedentes de fabricas. Eu acho que eles copiam o artigo que vêm em zara e afins, fazem numa qualidade inferior e apresentam a foto. Como é que a etiqueta entra nesta historia toda ja me ultrapassa, mas como ja lembraram aqui e bem, na China isto sai ao preço da chuva em produção em série.

      Delete
    2. Sim Raquel, eu acho que é mais isso - como fazem com as lita. -.- Também há imensas páginas no Fb que vendem 'aquelas coisas da China' e já apanhei uma, pelo menos, com imagens da Zara. -.- Deste-me a excelente ideia de a denunciar à Inditex!! :)

      Delete
  34. Que vergonha. Não conhecia esse site mas mesmo assim AGRADEÇO a denúncia.

    ReplyDelete
  35. tenho de lá um short que mandei vim, com um vale que eu recebi...., achei caro..., mas como o vale foi grátis, a cavalo dado não se olha os dentes não é verdade..., recebi o short e gostei bastante mesmo, (qualidade mediada)..., e agora q leio isso não vejo motivo para ter o banner desse site no meu blog..., só preciso descobrir como cancelar a parceria...
    Obrigada pelo post...
    Seguindo
    bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Debora retira o banner se nao queres continuar a parceria. Podes sempre enviar um mail a dizer os motivos ou esperar que eles o façam.

      Delete
  36. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
    Replies
    1. :) obrigada pelas tuas palavras, é muito bom que consiga passar essa imagem para os outros mesmo me sentindo tao negligente com o blog por vezes.

      A pergunta que fazes é pertinente, nao pensei nisso honestamente. Nos temos uma conta e uma senha de acesso, acho que nao sera dificil desactiva-la. Vou tentar e dou noticias.

      Delete
  37. Cheguei aqui através de referência a este post no blog da Thaisa pq o assunto me despertou atenção. Parabéns pela denúncia e pela tua postura!

    ReplyDelete
  38. Olá, cheguei aqui através de outro blog e porque a polémica da Oasap anda no ar. Já vi muitas bloggers e "youtubers" a comprarem coisas neste site e estive quase para comprar também.
    Depois de ler o teu post, fui fazer uma visita ao site quando encontrei esta camisola:

    http://www.oasap.com/shirts-blouses/7117-elegant-zipped-round-neckline-cotton-blouse.html

    Eu tenho uma igual, é da ZARA, e só custou 12,95€, quando no site está à venda por 30,96€. Isto é um absurdo, e acho que se todas as meninas agissem como tu, a Oasap iria perder muitas parcerias. Acho muito mau o que essa entidade anda a fazer.

    Beijinhos, e parabéns pelo excelente trabalho.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, ainda bem que deste mais um exemplo. Não posso forçar as outras pessoas a pensar como eu e algumas não vêm nada de errado na politica da empresa. Cabe mesmo na consciência de cada um. Beijinho

      Delete
  39. Depois de ficar a saber isto, também vou deixar de usar :|

    ReplyDelete
  40. E achas que vão deixar de querer roupa de graça lá porque o site é dos chineses maus?? Há crentes...

    ReplyDelete
  41. TTopa... O vestido que comprei recentemente da Zara, a 22€ lol

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=387387894618383&set=a.381112918579214.91609.162856497071525&type=3&theater

    ReplyDelete
    Replies
    1. Anda tudo doido... E o pior é que há quem compre. Não entendo mesmo!!

      Delete
    2. Mais grave Xana, tem coisas Asos, Zara, etc nessa loja no Facebook. Quando confrontada a dona da loja diz que tem os mesmo fornecedores que estas marcas... Surreal. Só fico mesmo triste pelas pessoas que ingenuamente compram, mas os casos de trafulhice online já são tantos tantos, que não vale a pena tornar isto nunca caça às bruxas. What goes around, comes around...

      Delete
    3. Engraçado Raquel, em que parte disse que tinha os mesmo fornecedores dessas marcas?!
      Vamos lá ver uma coisa que acho que estão a ignorar, a maior parte dessas marca têm fábricas na China e o que acontece é que esses produtos, que não são falsificações, são excedentes de produções. Penso que seria uma bocado parvo fazer falsificações de peças acessíveis a qualquer um visto que não estamos a falar de marcas de topo.
      E mais, digo-te que esses fornecedores têm peças Zara, H&M, Asos etc.

      Porem palavras na minha boca é que não!

      Delete
    4. Cara Dani, só vi agora o comentário, dái não ter respondido antes. Lamento se me expressei erradamente. Numa foto de uma camisa Zara alguém pergunta se essa camisa é da dita marca ao que a Dani responde "tenho recebido peças que são dessa marca". Deduzo por isso e também por me dizer em cima que obtem as peças através dos fabricantes, estejamos a falar dos mesmos fornecedores. Ao menos é essa a linguagem que usamos em texteis. Tal como disse não vou fazer disto uma caça às bruxas nem quis por palavras na sua boca. A Dani saberá bem o quanto é errado usar imagens de outros sites para vender as suas coisas, já sem falar na legalidade de vender excedentes, principalmente de artigos desta temporada e em loja nest momento, como é o caso do vestido da Asos em que comentei. Trabalho numa fábrica e lido com situações dessas diariamente e nitidamente temos uma forma diferente de ver as coisas.

      Delete
  42. Fizeste o mais correcto. God, anda tudo maluco ou quê?
    Fiquei parva. Nunca comprei nada de lá, thank god.

    xx
    Lia

    ReplyDelete
  43. Parabéns pelo post Raquel, está realmente bem argumentado e fundamentado. Esse site sempre me fez alguma confusão e como sou bastante desconfiada com compras online, nunca me tentei a oasap e ainda bem !!!

    ReplyDelete
  44. Isto é algo surreal. É que uma coisa é ser loja de revenda...outra é isto... não te vou contudo dizer que estou chocada porque essas lojas oasap e rowme e os raios parecem lojas chinesas...............eu não consigo comprar lá de todo..acho os sites manhosos, a imagem manhosa e peço-te (LOL) que não compres lá... como disse no facebook...és uma princesa, ya!???

    ReplyDelete
    Replies
    1. Hahaha! Têm um ar manhoso mesmo. E-commerces só mesmo na Europa.... Tenho uma encomenda a caminho da Romwe mas confesso que com isto tudo já estou arrependida.

      Delete
  45. É muito bem feito... é sinal que estão bem metidos!!! O mundo das fashion bloggers que querem ganhar sem fazer nada é fraudulento!!!! Por isso não se queixem... trabalhem!!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não generalize caro anónimo. Eu trabalho das 9 às 18, como qualquer cidadão normal, para ganhar o meu ordenado e não é trabalho para o blog, aliás maior parte das bloggers que conheço estão na mesma situação. Não generalize...

      Delete
  46. eu faço parceria e estou chocada com a noticia e nem sei bem o que pensar, é do gênero eles enganaram-se numa camisa que eu encomendei e depois disso deixei de ter interesse!

    ReplyDelete
  47. Descobri hoje este blog e, apesar de a marca da OASAP não me ter inspirado muito, sei que se tem tornado bastante conhecida no mundo das bloggers.
    Muito obrigada pelo teu parecer e alerta, é de facto escandaloso!

    ReplyDelete
  48. Que granda barraca. Fizeste bem em fazer este post =|

    Estou a oferecer um Nokia Lumia 710 no blogue: http://invoguewithsilvanaquerido.blogspot.pt/2012/04/giveaway-nokia-lumia-710.html

    Participa

    Beijinho

    ReplyDelete
  49. E fizeste muito bem Raquel, estas situações têm que ser denunciadas... nunca estabeleci parceria com a marca pelo site me parecer muito estranho, a quantidade de fotos utilizadas de peças da zara é completamente desconcertante. O que estas lojas fazem é aproveitarem-se das bloggers para promoverem coisas falsificadas e isso é muitooo mau...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Assustador Sarita. E apesar do preconceito, ai as bloggers só querem roupa de graça e querem lá saber disso (que acredito que também as haja) isto é um nítido abuso do trabalho que dedicamos aos blogs.

      Delete
  50. Bem, com a falta de tempo que tenho tido para ver tudo com calma, não tinha ainda reparado em tal coisa...
    Fizeste muito bem em dize-lo!
    XoXo

    ReplyDelete
  51. Muito bem, Raquel! Parabéns pela atitude!

    Sou absolutamente contra contrafacção, cópias, usurpação. É crime, gente e, mais do que isso, traduz-se em sérios prejuízos para as marcas originais que vão desde a quebra de receitas, denegrir a imagem da marca e até perda de postos de trabalho. Originais sempre! Como é que alguém gosta e defende moda pode defender contrafacção ou cópias? Eu até torço o nariz aos inspired. Não são apenas as grandes marcas que são prejudicadas, são todos os que forem objectos de tais crimes, dos grandes aos pequenos.

    Essas marcas camufladas da China...

    Estás cá no meu coração. :) (Mais ainda!)

    ReplyDelete
    Replies
    1. :) Nem mais... As pessoas tendem a vir com aquela velha história do Ai uma Zara ganha muito dinheiro, ou uma Louis Vuitton não liga a isso. Errado, muito errado. E cabe na consciência de cada uma mudar isto. Aos pouquinhos...

      Delete
  52. Olá, parabéns pelo teu post!
    O site SheInside também funcionada da mesma forma, tem fotos de peças da Zara, HM, Asos, etc.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Também já me alertaram para o Sheinside como para o Romwe. Honestamente desconfio que seja tudo mais do mesmo mas como só tive em mão uma peça da Osap, apenas contra esta posso falar. Claro que passeando por qualquer um destes sites facilmente se entende o mesmo funcionamento. Até em em sites portugueses que é o mais grave. Está tudo louco, é o que tenho a dizer...

      Delete
  53. Também tenho parceria com essa marca, como tinha um vale, escolhi uma peça que até achei engraçada, qual o meu espanto quando abro e vejo a camisola com a etiqueta DIVIDED BY H&M.

    ReplyDelete
    Replies
    1. .... Tudo louco, já nem sei que diga. Bendita a hora que fiz este post, tanto informação reunida que veio à superfície.

      Delete
  54. Interessantíssimo isso que vc está narrando... aconteceu com a nossa loja... alguém de uma empresa entrou em contato conosco querendo usar nossos bikinis colocando etiqueta deles... não aceitamos porque não vamos ceder nossa marca para ser usada por terceiro...
    Nesse caso a pessoa foi honesta e nos consultou antes, mas isso está acontecendo frequentemente... é importante que as pessoas saibam que é ilegal...
    abçs querida...
    Lou
    www.louloumodapraia.blogspot.com

    ReplyDelete
  55. very interesting,really surprise by what i am reading, looks like magic lol.
    interesting post you got here!
    following u now.
    do take a sneak peek at my blog!
    http://rock4less.blogspot.co.uk/
    hugs+kisses
    do ve a great day!

    ReplyDelete
  56. Já estive mesmo para comprar uma camisola desse site e graças ao teu alerta é loja que nunca mais irei visitar. Obrigada!
    ***

    ReplyDelete
  57. Só vi agora o post e fiquei espantada. Infelizmente sou uma das bloggers que tem parceria com a marca e nao me tinha apercebido das imagens escandalosas que poe no site deles nem que as roupas eram de facto de outras marcas. Claro que vou acabar com a minha parceria com eles, ainda mais depois de ter percebido a forma como te queriam subornar para nao os denunciares

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não sei se foi bem um suborno. Foi mais mais um: vamos lá fazer de conta que nada aconteceu e pode ser que a coisa até se resolva minimamente. Too late ;)

      Delete
  58. Já tinha reparado nisso quando vi no site uma imagem ilustrativa de uma camisa que houve na coleção passada da Zara, era igual à do site da própria Zara. Infelizmente também já mandei vir algo desse site, os famosos calções rendados, e reparei que eram uma autêntica cópia do modelo também da Zara. Acho que é preciso ter muita personalidade e coragem para fazer o que fizeste e denunciar este caso, até porque coisas destas é o que, atualmente, mais se verifica... Tenho parceria com a marca e pretendo desde já acabar com ela, tal como tu também sou contra "fakes" :)

    ReplyDelete
  59. Engraçado que eu ontem fiz a mesma pergunta a mim mesmo. Ate nao costumo ver muito esse site mas qnd andei a ver as camisas deparei-me com essa situação, dado que reconheci muitas das imagens como sendo da Zara. Esta situação deixou-me boquiaberta. Gostei da tua atitude em relação a este assunto.

    ReplyDelete
  60. Estou mesmo chocada com a atitude deles perante a tua situação. Eu já tinha reparado que eles copiam imagens da zara, Asos, etc. porque vejo diariamente esses sites online e conheço como a palma da minha mão. Mas o facto de copiarem os looks da bloggers e stylists e afirmarem que as peças são do site deles, quando não são, Isso é muito grave. Por isso nunca comprei nada nesse site. Sempre me cheirou a esturro, o facto de copiarem peças de outras marcas inclusivé de todo o mundo.

    ReplyDelete
  61. Olá, quando a bomba explodiu eu já tinha dado inicio à parceria e já tinha uma encomenda em curso.
    Hoje ao receber o que pedi pude verificar que no blazer vinha a etiqueta a dizer grupo inditex e arrancaram a "marca" que fica junto ao pescoço!!!

    Nem sei o que pensar...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Carla nem sei que diga. Estou cansada deste assunto, ainda acabo por passar por má da fita por querer lutar contra a ilegalidade. Ainda bem que não fui a unica com um caso destes mas honestamente não me quero envolver mais nisto, já disse tudo o que tinha a dizer e casos como o teu continuam a aparecer...

      Delete
  62. confesso que nunca comprei nesse site nem do na Romwe porque graficamente nunca me inspiraram muita confiança. Não te sei dizer muito bem o que mas olhava para os sites e cheirava-me a duvidoso. Mas dou-te os parabens por esta atitude de denunciares isto, e o mais engraçado é que o site agora não funciona:-) beijinhos

    ReplyDelete
  63. O wow obrigado por partilhares a informação. Eu ainda não sou uma grande online shopper, devido a vários receios, um deles a situação que tu explicaste.
    Eu em Dezembro do ano passado tive uma situação tipo, fui a uma loja chamada W52/WS2 na Baixa do Chiado em Lisboa, e comprei um casaco capa em tons de castanho cammel (eles tb tinham em preto), o preço normal 39€ e tal e como era época de saldos estava a 24€ e tal, assim que saí dessa loja entrei na Stradivarius e o que vejo? The same EXACT cape! sem tirar nem pôr. Mas eles tinham o preço original de 34€ e tal e o de saldo ficava a 29€ e tal. As etiquetas com preço até eram semelhantes, mudava só o nome.
    Se quiseres ver as etiquetas, podes ver aqui num post que fiz sobre o assunto: http://shinigami-u-openingmymind.blogspot.co.uk/2012/03/brands-thats-irrelevant-sometimes.html
    xoxo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Karen, vou agora ler o teu post. Beijinho

      Delete
    2. Muito Obrigado pela visita Raquel :)xoxo

      Delete
  64. Estou completamente chocada.
    Nunca fiz compras on-line por diversos motivos, mas visito as lojas on-line com bastante frequencia, nem que seja para só alimentar a vista, e claro, a oasap estava na minha lista.... estava, digo bem, depois do teu testemunho de relação com a marca e de ver as provas que aqui apresentaste, perdi o interesse. Claro que cópias é uma coisa, mas vender algo de outra marca, fazendo passar pela sua, para mim é inadmissivel. Parabéns pela tua atitude, foste super correcta ao ter denunciá-los e estares a comunicar a tantas outras pessoas que podem ser enganadas como tu foste.
    Muitos parabens =)
    beijinhos*

    ReplyDelete
  65. O que eu acho também muito mau é o facto de algumas bloggers terem-se mostrado chocadas com a situação e terem dito aqui que iriam acabar com a parceria. No entanto, houve quem mostrasse no seu blog as novas roupinhas vindas de lá depois disso e ainda continue com o banner lá ao lado...
    Tu foste o máximo, mostraste ter personalidade forte! bJS LINDA.

    ReplyDelete
  66. Realmente é muito estranho, eu por acaso nunca vi lá (ainda) nenhuma imagem "roubada" de outras lojas, mas desculpem me a ignorância, quem é que se dá ao trabalho de fazer produtos falsos da Inditex?! Ainda se fossem da Chanel ou da Louis Vuitton, agora falsificações de roupa que já nas suas lojas é barata,... Quero acreditar que há uma boa explicação, pois se fosse o caso de contrafacção a própria Inditex já tinha acabado com a "brincadeira"

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola Secrets. A questao e que nao vendem como zara ou hm como venderiam se fosse chanel. Estas marcas precisam de designs para comercializar e é muito mais simples copiar estas lojas que estao sempre a par das tendencias (e que sao relativamente simples de fazer) e apresentar as peças como sendo deles (sai lhes a um preco irrisorio) do que dizer que é zara contrafeito.

      Delete
  67. Obrigada a todas! Em relação à Inditex, o departamento jurídico foi avisado desta situação, mas é algo que não conseguem controlar face à quantidade gigante de lojas online a fazer o mesmo, até pequenas lojas de facebook hoje em dia usam as imagens Zara. É um monstro difícil de controlar.

    ReplyDelete
  68. Olá Raquel! Antes de mais, parabéns pela tua atitude!
    Eu não estou nada escandalizada com isto que aconteceu e até estou a prever acontecimentos piores, e não tenho pena da Inditex ou de outras que estejam a passar pelo mesmo.
    Embora nunca tenha comprado nenhuma peça dessas tais lojas tenho quase a certeza que não se trata de contrafacção ou cópia, devem ser mesmo peças originais(caso contrário não cortavam as etiquetas como alguns comentadores mencionaram) e não são excedentes.
    Espero que este episódio (e os que se seguirão)sirvam para estas grandes empresas abrirem os olhos antes que seja tarde demais. Estas empresas não deslocaram as produções para a China para diminuir os custos de produção (que eu saiba não estava à beira da falência), foi para aumentarem os lucros exponencialmente, enriquecimento instantâneo à custa de trabalho quase escravo.
    O pior é que esta brincadeira lhes vai sair muito cara. Por uma lado fecharam as empresas europeias e mandaram muita gente para o desemprego. Por outro lado agora estão completamente à mercê dos chineses, porque qualquer fraude que haja eles nunca vão conseguir controlar (é mesmo um monstro difícil de controlar como tu dizes). Qualquer dia os chineses vão dizer "já não precisamos de vocês para nada, já aprendemos a desenhar e agora até somos nós que vamos ditar as novas tendências" (que é aquilo que eles AINDA não sabem fazer mas cuidado que eles aprendem depressa), depois quero ver como vais ser.
    O pior é que isto não se aplica só à indústria têxtil mas a todas.
    -Ana

    ReplyDelete
    Replies
    1. É verdade Ana. Estamos a viver um momento extremamente assustador e acho que as pessoas nem se dão conta disso.

      Delete
  69. Por incrivel que pareça essa loja também pratica preços que não são justos com o consumidor, passa pelo meu blog pa leres: http://secretstheblog.blogspot.pt/2012/05/ebay-versus-oasap-battle.html

    ReplyDelete
  70. Obrigado por partilhares o post! Realmente nunca tinha reparado nas fotos roubadas de outras marcas, mas reparava nos preços exorbitantes pelas peças mais simples que se encontra em qqr loja "low-cost"

    ReplyDelete
  71. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  72. A minha opinião sobre as contrafacções e as réplicas é apenas uma: no momento em que muitos dos fabricantes conseguem produzir artigos de qualidade, podiam muito bem criar os seus próprios modelos e desenvolver um negócio legítimo e valoroso para a indústria da moda e pronto-a-vestir. Roubar a criatividade de terceiros para conseguirem vender um produto por um preço muito superior ao que poderiam obter pela venda de um produto de criação própria, é uma prática (na minha opinião) obscena.

    ReplyDelete
  73. achei fantástico teres colocado este post. já ñ é o primeiro q leio sobre a fraude cometida pela oasap.. calções sem botão e sem buraco para botão, alças torcidas, e camisolas que vêm com as cores diferentes das pedidas. e agora uma cópia/desvio de uma marca! Aposta em parcerias nacionais.

    ReplyDelete
  74. i got scammed by them recently..I did a post on it and have linked to this post of yours.

    ReplyDelete
  75. I used to be part of their Fashion Hunters Program. I started receiving $30 credits every month then several months later it became $25, then $20, and I even reached $10 until they no longer renew it. I no longer contact that email "cooperation" after that and just promptly removed their banner on my blog. I knew there's something fishy about them but I rather focus on honest brands that I work with now. Thank you for blogging about this, this will serve as a warning to other fashion bloggers.

    WWW.STYLEVANITY.COM

    ReplyDelete

I believe in the power of Love! Thank you for coming and sharing.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...