Wednesday, 24 October 2012

Best of Portugal Fashion TimeLine


Just like I did the last editions, this post is abou the best shows I saw in Portugal Fashion, the ones that make me feel "Portuguese do it better" (and they do). For the occasion I chose three designers: Luís Buchinho, Diogo Miranda and Felipe Oliveira Baptista. The three of them showed very different collections, but some reason they are in my podium. 

Luís Buchinho, whose last show you could see here in the blog, presented a small but exquisite collection. Loose shapes, structured playsuits and blocks of grey and white were some of the reasons why I loved it so much. 

Diogo Miranda is the Portuguese designer I talked the most here in the blog. You could see his last Spring/ Summer collection here, as well as my looks with his pretty dresses here, here and here. The collection had three mottos: sporty, couture and fetish and it was really interesting to check how he succeed in all of them with beautiful, edgy and feminine garments.

Felipe Oliveira Baptista was never spoken here before, but he must be one of the most well known Portuguese designers. Creative director of Lacoste, he's famous for his sporty chic signature. This collection just stole my heart. 

Here you have some picture I took (I had a bad time while doing it, because the lights this year were crazy!) but you can and should check all the photos and shows at Portugal Fashion Facebok page. Let's proceed in Portuguese now...

*

À semelhança de outras edições, vou apenas falar dos desfiles que mais gostei, aqueles que me fazem recorrer à expressão tão usado por estas alturas aqui no blog "Portuguese do it better". Caso queiram saber a minha opinião sobre qualquer outro desfile podem usar a caixa de comentários a vosso bel-prazer para perguntar. Pelo post fico-me pelo top três: Luís Buchinho Resort, Diogo Miranda e Felipe Oliveira Baptista. Estas imagens foram captadas por mim, num puro exercício de esquizofrenia fotográfica, apesar do prazer que fotografar me dá. As luzes dentro da sala não facilitavam minimamente a tarefa e, de perspectiva para perspectiva, tinha de alterar as definições da câmara para que as fotos não saíssem queimadas. Para verem as fotos oficiais dos desfiles podem e devem consultar a página de Facebook do Portugal Fashion. 


Luís Buchinho Resort 




Já em Março Buchinho tinha sido motivo de destaque aqui no blog com a sua colecção knitwear. Esta colecção resort não era muito extensa, no entanto mostrou desde o primeiro coordenado ser uma colecção também vencedora. Buchinho mostrou algumas calças mas vincou de raiz que a sua aposta estava nas pernas descobertas. Vestidos, túnicas e playsuits que fizeram as delicias de quem via o desfile. Peças simples, fluídas ainda que estruturadas, não deixavam margem para dúvida o porquê da arquitectura como uma das inspirações da colecção. O cinza gelo caminhou de mão dada com o branco mate e ainda com umas pinceladas de cor. A proximidade aos manequins, graças à nova arquitectura do espaço, permitiu ver a qualidade dos tecidos e dos acabamentos, o que acabaria por confirmar em mão nos bastidores. Caso para dizer que o brilhantismo está nas coisas mais simples, que acreditem ou não, são as mais difíceis de concretizar. 

Diogo Miranda




O Diogo será sem dúvida um dos designers Portugueses mais mencionados neste blog. O ano passado mostrei a colecção dele de Verão, assim como os meus looks com os seus vestidos de sonho: aqui, aqui e aqui. Era por isso com grande expectativa que esperava este desfile. Não é comum que um criador tão jovem tenha já tantas provas dadas e por isso não foi uma surpresa que o aplauso mais entusiasta da noite tenha ido para ele. O Diogo dividiu a colecção em três directivas: sporty, couture e fetiche, e apesar de não haver uma linha imaginária que dividisse as três influências, estas eram facilmente perceptíveis em diferentes coordenados que harmoniosamente iam surgindo na enorme passerelle do Portugal Fashion. De reter os bombers com volume XL, os verdes água que nos transportam para um imaginário mais romântico, e os vestidos de noite e cocktail, femininos e sensuais q.b., uma marca já registada do Designer. Diogo é um dos poucos designers que parece entender perfeitamente o que fica bem numa mulher. Usaria tudo.

Felipe Oliveira Baptista




Não é por acaso que Felipe Oliveira Baptista é director criativo da Lacoste. Não é também por acaso que seja um dos designers Portugueses mais aclamados internacionalmente. E esta colecção veio mais uma vez lembrar-nos porquê. Fiel ao seu estilo "sporty chic", FOB apresentou uma colecção colorida, inspirada nas formas de expressão citadinas como o hip hop e o graffiti. Os padrões, apesar de fragmentados, fazem lembrar um qualquer animal print ainda por inventar, talvez a dessa tal de mulher cosmopolita que se passeia nas ruas de Paris em pleno Verão. Os corte incisivos em determinadas partes do corpo, trazem uma dose extra de sensualidade a esta colecção. Os all in one todos em pele e mono-colores, fizeram-me abrir a boca de admiração. Era pele, mas parecia jersey tal era a perfeição dos acabamentos e do fluir com a pele. As formas são assimétricas e no entanto coordenadas. As peças eram femininas e sensuais e no entanto fluídas  e folgadas e até um pouco masculinas. Uma selva urbana, foi o pensamento que reti enquanto batia palmas. E Felipe mostrou porque é Felipe Oliveira Baptista, o mais internacional dos nossos designers.

10 comments:

  1. 3 designers dignos de serem orgulho nacional, adorei as colecções!

    ***
    www.theprincesslittlebox.blogspot.com

    ReplyDelete
  2. todos os três apresentaram colecções impecáveis mas a minha preferência vai para o Diogo Miranda! Também adoro o 1º vestido do Felipe Oliveira Baptista

    http://asouthbreeze.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  3. Do que fui vendo por imagens, os meus preferidos foram o Felipe Oliveira Baptista e o Diogo Miranda. Aquele primeiro vestido do DM é maravilhoso em todos os sentidos. Qualquer mulher se sente uma deusa ao vestir aquilo. :D Eu "vi" a ginástica que estavas a fazer através da reportagem da Sic. ahah :P Assim meia encolhidinha para trás. :P

    Beijinho*

    ReplyDelete
  4. adorei o vestido do diogo miranda, como toda a gente, aliás! :)

    ReplyDelete
  5. Fiquei completamente entusiasmada com Diogo Miranda e FOB, mas é facil ficar :)

    Beijinhos

    ReplyDelete
  6. Great looks!
    xo Carla

    http://mylifesthebeach.blogspot.com/

    ReplyDelete
  7. Esse vestido comprido verde-água é um sonho!!

    ReplyDelete
  8. O vestido é consensualmente bonito :) E os três designers são muito bons!

    ReplyDelete
  9. Lindas fotos!
    Gostei muito das colecções :)

    http://trendylisbon.com

    ReplyDelete
  10. E sem dúvida de tudo o que vi, ameiiiii Diogo Miranda :)

    ReplyDelete

I believe in the power of Love! Thank you for coming and sharing.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...