Thursday, 18 October 2012

Portugal Fashion TimeLine - My clothes for day one


Yesterday started the TimeLine edition of Portugal Fashion. 4 days and nights of the best Portuguese fashion just some few miles away from my frontdoor. And once more, I'll be here to show you the best shows, the details and of course the looks I know you like to see. For day one I wore my Marni for H&m jacquard loose pants matched with some basics. Soon the designers and everything else... It's show time!

*

Conheço várias pessoas que amam moda mas que não têm grande paciência para desfiles. Não as entusiasma. Comigo acontece exactamente o oposto. Ao trabalhar como stylist eu sei que tudo é minimamente controlado. Se o salto de um sapato partir, substitui-se. Se a maquilhagem estipulada não fica bem numa das manequins, altera-se. Se os nervos são muitos, aguarda-se. Num desfile não existem 120 takes, não há momentos menos bons para enviar para a reciclagem, não há retoques em photoshop. Um desfile, um espectáculo de moda, é pura adrenalina. Há claro um script, há toda uma colecção pensada, coordenada. Mas não existem rewinds. E por isso é tão emocionante e íntimo, partilhar um desfile com outras pessoas. Observar cada pormenor: cabelo, maquilhagem, a expectativa da música, o bailado com a roupa e claro está, o efeito que cada desfile tem numa audiência. Ontem vi três e garanto, todos foram diferentes. 

E o Portugal Fashion é o sitio ideal para que a nossa moda se dê a mostrar assim, sem rede. Um ambiente caloroso, simpático, onde se respira talento e transpira sangue novo. E me é tão familiar que me lembro regularmente, da Claudia Schiffer ficar sem parte do figurino em plena passerelle, na segunda metade dos anos 90. E enquanto a audiência suspirou num impasse, eu sorri. Porque só assim ficou para a história, e os espectáculos de moda não são lembrados por segundos takes. 

A edição TimeLine começou ontem e estarei aqui para dar conta de tudo um pouco do que se vai passando. Começamos pelo mais fácil: os meus trapos. Em breve falarei dos verdadeiros.

PS- O blog terá algumas novidades nas próximas semanas, a primeira delas a inclusão de textos também em Português. Só agora foram reunidas as condições para que fizesse sentido escrever noutra língua que não apenas em Inglês. Espero que gostem de me ler porque preparem-se... Falo pelos cotovelos.






Zara top and shoes* Marni for H&M pants* Lanidor leather jacket* Mulberry clutch* Hermès bracelet

26 comments:

  1. Adorei as calças :)

    http://semjeitonenhum.blogspot.pt

    ReplyDelete
  2. Vou ao Portugal Fashion desde que tenho 14 anos e infelizmente a minha opinião é que tem piorado de edição para edição. Os supostos amantes ou profissionais da indústria, vão para ser vistos. Só. E ver aquele e falar daquela. Não têm a mínima noção que um desfile é uma apresentação do trabalho de meses.
    Eu fico muito feliz por me incluir nos 20% que vai ao Portugal Fashion ver colecções e não os míticos da noite do Porto!
    E tu Raquel, nunca desiludes! Sempre impecável! Adorei as últimas fotos no blog da Mafalda, Parabéns!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Maria Inês os míticos da noite do Porto, muito bom :) Sabes que acho que isso acontece mais ao fim de semana e como só fui um Sábado na minha vida nem noto tanto. Mas sim entendo bem, eu por exemplo não tenho paciência alguma para a Moda Lisboa. Aqui acho que já nem reparo. Encontro tantos amigos, tantas pessoas que tal como tu dizes fazem aquilo acontecer, estou tão vidrada nas roupas (vá e numa ida ao bar uma vez ou outra) que passa-me um pouco lado.

      Vens algum dia?

      Delete
  3. Já fui a algumas edições, gosto imenso de desfiles.
    O teu blog tem imensa qualidade e bom gosto, por isso acredito que essas novidades que falas irão acrescentar ainda mais pontos de interesse :)
    Look super elegante!

    ReplyDelete
  4. eu sei que falas pelos cotovelos :p

    tavas gira opá, gosto da coisa simples e clean aqui com umas pants de encandear olhos sensiveis de tanto brocado e coise (finalmente viram a luz do dia/blog)

    conta nubidades!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Finalmente... Sabes que não é uma peça fácil e estavam-me larguíssimas na cinta e no rabo. Como ganhei uns dois quilitos já ficam melhor, mas foi parto difícil mesmo ;)

      Delete
  5. Olá Raquel, apesar se haver sempre quem vá a esse tipo de eventos para ser visto, acho que isso é muito mais gritante na Moda Lisboa, o que é pena pois acho que retira a importancia aquilo que efectivamente importa. O teu look como sempre impecável, gosto muito das calças e não é por serem Marni é mesmo pelo corte e pelo comprimento (não consigo gostar daquele comprimento que nem é capri nem é full lenght)ficam -te muitissimo bem. Também foi bom para variar não ver leggings em pele e camisas camufladas (na moda lisboa tropeçava-se nesse outfit).

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada Miss S. Eu escrevi sobre isso o ano passado (também em Português) porque estava de facto revoltada com quem vai para a Moda Lisboa mandar BBMs. Podes ler aqui:

      http://www.teenieweenieblog.com/2012/03/sobre-modas.html

      Eu tenho camuflado e quero umas calças em pele. Acho que não seria o tipo de peça que usaria no PF ou noutro certame de moda qualquer quando está a ser um hit tão grande na Zara e afins. Mas olha, ontem nem vi nem uma pessoa de camuflado e só vi um par de Litas a noite toda ;)

      Delete
  6. Muito gira, como sempre ;)

    E gosto bem mais de te ler em português ;)

    **

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada Raquel. Eu penso de forma completamente diferente em Português e Inglês logo são formas diferentes de escrever. Confesso que há expressões, então em moda, que só em inglês fazem sentido, mas para falar de temas pessoais o meu português lírico é sempre mais... Eu.

      Delete
  7. Adorei o Look :) Simples e clássico!

    Ainda bem que falas pelos cotovelos, porque eu adoro ler! Fico à espera :)

    Beijinho, Carli*

    ReplyDelete
  8. Estás muito elegante :) e as calças são super giras! Beijinho, Melanie

    ReplyDelete
  9. Adoro ;) esse look ficou topo!!!

    ReplyDelete
  10. Estavas tão gira :) tenho pena de não estar presente este ano no Portugal Fashion porque eu também gosto bastante de ver desfiles ao vivo!

    Andrea

    ReplyDelete
  11. Ohohoh! Só para dizer que a Columbine foi abafada nas calças! Estavas tão gira! Pena que em Lisboa as coisas sejam diferentes. Ando aqui a suspirar por mais um pouco de glamour (E inteligência no vestir. Camuflados, ténis com cunha e etcs são mesmo uma burrice pegada!)!

    Gosto muito de ler-te em português. Realmente é diferente do registo em Inglês. Pensamos sempre de forma diferente.

    Resumindo: Estas linda, as mudanças são óptimas e quero ver mais uma ou outra(Sim, toca a trabalhar pois bem mereces mais e melhor.) e espero ansiosamente pelo relato do PF.

    Beijinhos :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Hahaha! A Columbine é a culpada de eu ter comprado estas calças! Aqui também há muitas sapatilhas de cunha. Foram-se as Litas graças a Deus...

      Delete
  12. :) És a nossa Columbine não percebes! Das poucas pessoas em quem gostei de ver estas calças. Não são muito "usáveis" digamos. É preciso outro nível (que eu por acaso não tenho). ahahah Mas com uma simples camisola branca ficou perfeito o conjunto!

    Beijinho*

    ReplyDelete
    Replies
    1. Hahaha obrigada, quem me dera! Na foto de corpo inteiro elas estão a fazer-me um rabo gigante. A verdade é que o gancho é super descaído, elas são larguíssimas, não são fáceis. Mas é uma peça que me senti lindamente a usar. São quite unique ;)

      Delete
  13. Adoro as calças, ficam-te a matar.

    ReplyDelete
  14. Concordo plenamente contigo, os desfiles também são para mim um verdadeiro espectáculo de moda! =D
    Adorei o look! Arrojado q.b., simples e elegante! :)

    Beijinhos,
    touchofpurple.blogspot.com

    ReplyDelete
  15. Oh Raquel, adoro ver-te assim com o cabelo! E agora que vi os pumps Zara, lembrei-me que deviam ter vindo comigo nos saldos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Cátia don't. São super desconfortáveis, arruinaram-me os pés para o fim de semana inteiro :)

      Delete
  16. Estás sempre tão gira, Raquel!! :) Adorei as calças!

    ReplyDelete

I believe in the power of Love! Thank you for coming and sharing.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...