Monday, 10 July 2017

Hot Porto


O Porto. Quantas vezes me fartei de repetir nestes dias que o Porto era "the hottest city in Europe", principalmente a um estrangeiro. Acho que quem visita Portugal e o Porto tem isto muito presente. Mas para nós, que aqui vivemos, parece apenas uma espécie de fábula. É verdade que vemos os artigos nas revistas internacionais, os turistas na rua como formigas, os restaurantes com a agenda cheia dias a fio, as gargalhadas em modo Torre de Babel no ar. Mas é tão nossa esta cidade, um sentimento tão doméstico, que parece que estamos um pouco à parte desta cosmopolita cidade Europeia que faz manchetes. Sabem que mais, no fundo estou enganada. Porque somos nós, todos nós, que fazem do Porto a cidade charmosa e apetecível que ela é. (Nós e a little french girl, a tal da francesinha que arrebata corações, aqui neste dia no Café Santiago.)

Eu não nasci no Porto, não sou portista e não sei se me posso considerar Portuense. Mas também não nasci na Póvoa e considero-me Poveira. As estadias em Guimarães foram curtas mas sim, sou Vimaranense. "Home is where you heart is", já o ouvi tantas vezes e o meu coração está um bocadinho por estas cidades e ainda deixou rasto por muitas outras. O Porto é já há algum tempo a minha Cidade! É onde voto, onde pago impostos, onde vivo desde os 16 anos, onde me continuo a perder nas ruas como se só cá vivesse há 6 meses. O Porto não me escolheu, eu escolhi o Porto. Uma, duas e tantas outras vezes e hoje digo sem dúvida que é aqui que quero que a minha família cresça e o amor se propague. E escolhi o Porto porque esta cidade é maravilhosamente acolhedora. Grande o suficiente para me sentir numa imponente cidade histórica, pequena o suficiente para me sentir próxima de tudo o que gosto e de quem gosto. E tão gentil para todos os quantos a escolhem, seja para uma visita rápida, seja para uma vida. Aqui quero viver, crescer, morrer. É a minha cidade, ponto. Para quem morou em 5 cidades diferentes e mudou 15 vezes de casa, é quite something. Long live Porto! (E um prazer e um orgulho mostrá-la a quem vem visitar.)






(Showing an old friend why I need a big closet in my new home)



I'm wearing: 
Asos dungarees* Zara sandals and top* Pull& Bear headband* Red Valentino bag* Isabel Marant cuff


 Photo Credits by the amazing Tom Maine

No comments:

Post a Comment

I believe in the power of Love! Thank you for coming and sharing.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...